A eficiência do dia a dia do dentista depende da confiança que ele tem em seus equipamentos, e nisso entra o poder de corte e durabilidade de suas pontas diamantadas, portanto é importante conhecer o efeito que as repetidas utilizações têm na vida útil desses instrumentos.
As pontas diamantadas possuem minúsculos cristais de diamante que as permitem realizar diversos tipos de desgaste nos dentes. O diamante, sendo o material mais resistente encontrado na natureza, encontra pouca resistência do material do dente e o desgasta com bastante facilidade.
Mesmo sendo tão resistentes, as pontas diamantadas ainda têm vida útil.
As pontas diamantadas são feitas unindo o diamante ao níquel em um processo chamado eletrodeposição.
Sabe-se que os diamantes naturais são mais irregulares na sua forma quando comparados aos sintéticos. Essa irregularidade, além de aumentar o poder de corte, torna mais fácil a adesão dos diamantes na matriz de níquel. Desse modo trazendo maior duração para a ponta.
Pontas diamantadas são um material frequente na prática clínica e também na laboratorial. O uso diário diminui a eficiência de corte das pontas e também sua durabilidade, podendo causar o desplacamento (perda dos grânulos de diamante). A mudança da forma deles também é um resultado do uso consecutivo, no caso de pontas de diamante sintético.
De acordo com um estudo da faculdade de Odontologia da UFRGS as pontas comuns, com apenas um banho de diamantes, com 5 a 10 usos já se observa alteração na forma dos grânulos e desplacamento.
Pontas com mais banhos de diamantes com granulações diferentes tendem a ter uma durabilidade maior por ter menos espaço entre os grânulos.
É muito importante se atentar à vida útil das pontas, pois diminuindo o poder de corte o dentista tende a aplicar mais pressão no procedimento. Aplicando pressão a uma ponta gasta gera calor e aumenta as chances de danos aos tecidos pulpares, o que pode causar sensibilidade pós-operatória e necrose pulpar.
Você utiliza nossas Pontas Diamantadas Invicta? Já percebeu a diferença no corte e na durabilidade?