Como ter um polimento incrível em 7 passos
Assim como outras etapas da confecção de restaurações com resinas compostas, um bom acabamento e polimento é fundamental para o sucesso e longevidade do dente restaurado.

O acabamento e polimento efetivo, não apenas contribui para restabelecer a naturalidade da anatomia e brilho, como também promove a integridade marginal e minimiza o acúmulo de biofilme, proporcionando um menor manchamento da resina e irritação aos tecidos periodontais.

Morfologia dental

A observação cuidadosa do dente homólogo irá nos fornecer informações necessárias para o adequado reestabelecimento da forma e características dentais. Assim, devemos compreender alguns conceitos de morfologia dental:

Anatomia primária: está relacionada às características gerais do dente no que diz respeito a sua forma, seja ela retangular, triangular ou oval. Também refere as dimensões de altura e largura, áreas de reflexão de luz e áreas de sombra da superfície dental.

Anatomia secundária: conhecida como macrotextura, está associada principalmente a anatomia vertical, como sulcos de desenvolvimento, lóbulos e pequenas irregularidades.

Anatomia terciária: também conhecida como microtextura, representa as finas estrias horizontais rasas que estão presentes na superfície do esmalte.

Morfologia dental

 

O que é acabamento?

Acabamento é o procedimento responsável por devolver ao dente restaurado as anatomias primária, secundária e terciária, removendo os excessos grosseiros e defeitos da superfície, como grandes irregularidades ou degraus, ajustando a forma, adaptação marginal, oclusão e demais características de macro e microtextura.

O que é polimento?

Polimento é a diminuição progressiva das ranhuras ocasionadas pela fase de acabamento, visando estabelecer a lisura e brilho da superfície, deixando-a com um aspecto semelhante ao do esmalte,  sem perder as características anatômicas de macro e microtextura.

 

Como fazer um bom polimento?

Realize um bom acabamento

O acabamento deve ser executado sem pressa, em duas sessões: inicialmente, restabelecendo a anatomia primária para que o paciente possa voltar para casa confortavelmente, e após 48 horas, quando ocorreu a hidratação do material restaurador e expansão higroscópica, onde serão feitas correções na anatomia primária e realizadas as características de macro e microtextura.

É interessante iniciar por lâminas de bisturi nº 12 e tiras de lixa para ajustes proximais, seguido da sequência de discos abrasivos ou brocas carbide de 12 e 30 lâminas invicta® para ajustes da forma e oclusão. Em seguida, a anatomia vertical nos dentes anteriores pode ser realizada com borracha abrasiva ultra-gloss de granulação grossa em forma de lentilha, ou brocas carbide de 30 lâminas invicta® em forma cônica pontiaguda para refinamento da anatomia oclusal.

A anatomia terciária pode ser feita entre as etapas finais de polimento, através de ranhuras  horizontais sutis com pontas diamantadas de granulação extrafina, em forma esférica ou de cone, a exemplo da invicta® #1011FF ou #2135FF.

Utilize baixa velocidade de rotação

O procedimento deve ser realizado com contra-ângulo em baixa rotação, a uma velocidade em torno de 7.000 a 10.000 RPM, preferencialmente em motor elétrico ou de bancada, fazendo movimentos uniformes e intermitentes, utilizando polidores com granulação em ordem decrescente, da mais grossa para a mais fina. Caso utilize brocas carbide multilaminadas, é interessante fazer uso do contra-ângulo multiplicador ou contra-ângulo com mandril CA adaptador para FG.

Escolha a forma do polidor que melhor se adeque a anatomia dental

A forma do polidor é outro fator que influencia diretamente na eficácia e alcance das áreas a serem polidas. Sendo assim, borrachas em forma de lentilha ou disco são principalmente úteis em áreas planas ou levemente convexas, típicas de dentes anteriores. As borrachas em forma de taça podem ser utilizadas em áreas planas ou cúspides, enquanto que as em forma de chama são comumente empregadas em áreas côncavas ou sulcos. Escovas de carbeto de silício ou polidores em forma de espiral podem atender todas as superfícies, mas são especialmente eficazes na face oclusal.

 

Utilize água para minimizar o calor e remover grânulos

O polimento realizado em velocidades altas e sem lubrificação, promove um maior atrito, aquecendo a superfície, podendo gerar injúrias a polpa, produzir trincas ou degradar a matriz da resina, deslocando as partículas de carga e aumentando a rugosidade de superfície.

Portanto, sempre mantenha a superfície umedecida utilizando a seringa tríplice ou passando uma gaze embebida com água, principalmente entre as diferentes etapas de polimento. Assim, além de minimizar o aquecimento e o atrito, removerá os grânulos maiores do polidor anterior contribuindo para um melhor resultado.

Não é necessário força para polir

A pressão exagerada contribui com o aumento da temperatura e promove um maior desgaste da superfície restaurada, por muitas vezes removendo as desejadas características de microtextura, além de diminuir a vida útil do polidor e aumentar a possibilidade de emplastamento. Evite pressionar com força o polidor contra o dente; ao invés disso, experimente polir delicadamente por 40 a 60 segundos cada passo.

Deixe a superfície lisa e brilhante

Para finalizar, o emprego de pastas de óxido de alumínio de granulação média e fina, associadas a discos de feltro, pelo de cabra ou de algodão acabam por dar aquela lisura e brilho final. No entanto, vale lembrar que as pastas não devem ser aplicadas junto com borrachas abrasivas, pois estas possuem abrasividade própria, podendo interferir negativamente no resultado final.

Sequências clínicas

Existe uma grande diversidade de protocolos descritos na literatura para acabamento e polimento. Segue uma sugestão de sequências clínicas para dentes anteriores e posteriores para ajudar a alcançar aquele resultado tão almejado.

Dentes anteriores

  • Remoção de excessos proximais com lâmina de bisturi nº 12 e tiras de lixa;
  • Definição da anatomia primária com discos abrasivos em sequência de granulação decrescente;
  • Definição da anatomia secundária com borracha ultra-gloss de granulação grossa em forma de lentilha #SH3412, ou broca carbide 30 lâminas invicta® #9214 em forma cônica pontiaguda;
  • Polimento com borracha ultra-gloss em forma de taça ou lentilha, em sequência de granulação grossa (cinza) e média (rosa);
  • Definição de anatomia terciária com ponta diamantada invicta® #1011FF, com movimentos horizontais e pendulares suaves;
  • Polimento com borracha ultra-gloss em forma de taça ou lentilha, de granulação fina (azul);
  • Polimento com escova de pelo de cabra #MSHS512WG e pasta de óxido de alumínio de granulação média;
  • Polimento final com feltro #MSHS512YG e pasta de óxido de alumínio de granulação fina.

Dentes posteriores

  • Remoção de excessos proximais com tiras de lixa;
  • Definição da anatomia oclusal com broca carbide 30 lâminas invicta® #9214 em forma cônica pontiaguda;
  • Polimento com borrachas espirais twist-gloss em sequência de granulação decrescente: azul #RD3383, marrom #RD3384 e cinza #RD3388 na face oclusal e demais faces restauradas;
  • Polimento com escova carbeto de silício em forma de roda #MSHJ512G-1 e óleo mineral;
  • Polimento com escova de pelo de cabra #MSHS512WG e pasta de óxido de alumínio de granulação fina.

 

PRODUTOS RELACIONADOS

 

Referências

Anusavice K, Shen C, Rawls HR. Phillips Materiais Dentários. 12ª Edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013; Capítulo 11.

Jefferies SR. Abrasive Finishing and Polishing in Restorative Dentistry: A State-of-the-Art Review. Dent Clin North Am 2007; 51:379–397.

Freitas MVNMRP, Freitas DTNP, Almeida LN, Magalhães APR, Decurcio RA. Influência do uso da irrigação durante o acabamento e polimento de resinas compostas: rugosidade superficial, estabilidade de cor e morfologia de superfície. Rev Odontol Bras Central 2019; 28(85): 45-52.

Santin DC, Scotti CK, Velo MMAC, Camim FS, Mondelli RFL, Bombonatti JFS. Protocolo de acabamento, texturização e polimento para restaurações diretas em resina composta. Clin Lab Res Den 2019; 1-7.

 

 

Postagens Relacionadas

Comentários (10)

Excelente artigo! Professor Matheus é dedicado e competente e eu sempre acompanho suas postagens.
Parabéns à American Burrs e ao mestre Matheus Jacobina!

Tive a honra de ser aluno desse grande professor! Parabéns! Ótimo Artigo!

Estudo bastante relevante, com certeza contribuí para o sucesso na prática clínica!
O professor Matheus está de parabéns pelo desenvolvimento do trabalho.

Adorei o artigo! Super útil em nossa prática clínica, afinal de contas um bom polimento e o sucesso de nossas restaurações estão intimamente ligados né?
Parabéns Professor Matheus Jacobina e American Burrs por trazerem conteúdo de qualidade pra nós!

Grande professor, excelente profissional!!

Parabéns pelo excelente artigo professor Matheus! Obrigada por compartilhar conosco sua experiência e dicação. Essa sequência otimiza o resultado final de nossas restaurações.

Excelente artigo! Muito bem desenvolvido e explicativo! Parabéns, Prof. Matheus! Muito dedicado no que se propõe a fazer!

Um excelente professor e profissional, estou tendo a honra de ser aluna dele em seu curso de estética

Observamos a desvalorização desse passo tão importante na qualidade das nossas restaurações, principalmente na longevidade das mesmas. Grato ao mestre Matheus Jacobina e à American Burrs pelo conteúdo de excelência!

Podemos observar a desvalorização desse passo tão importante na qualidade das nossas restaurações, principalmente na longevidade das mesmas. Grato ao mestre Matheus Jacobina e à American Burrs pelo conteúdo de excelência!

Deixe um comentário